NUREMBERG. Depois da convocação oficial da Dieta Imperial, feita pela Coroa no último dia 5 na cidade de Nuremberg, sessão inaugural presidida pelo Príncipe da Baviera presentando Sua Majestade busca eleger o novo presidente do Reichstag.
O cavaleiro Ulrich Egon von Wehlau (Centro) ofereceu seu nome como candidato, sendo prontamente apoiado pelas bancadas da SDA e da DVU. Ulrich Egon presidiu o parlamento nas três últimas legislaturas – em Königsberg, Bratislava e Dortmund. Alemão há três anos, serve como Intendente do Margrave de Königsberg, tendo também passado pelos postos de Chanceler do Reich e Ministro das Finanças.
O resultado final das eleições contrariou a pesquisa de boca de urna publicada horas antes do fechamento das cabines, que apontava maioria da SDA. A nova composição da Dieta compreende duas cadeiras para a Aliança Social-Democrática, duas para a União Popular Alemã e uma para o Partido do Centro. Sem nenhuma bancada controlando a maioria do plenário, as agremiações precisarão engajar em negociações para eleger o próximo chefe de governo da Alemanha.