ALEMANHA. A sessão da Dieta de Bayreuth realizada via Discord neste sábado resultou na instalação da mesa diretora do parlamento, na composição do Comitê de Apropriação e na indicação do chefe de governo alemão.
O Imperador deu posse à legislatura que contará com os seguintes deputados: Heinrich Grimaldi pela Aliança Democrática Cristã (ADC), o Burgrave de Leitmeritz e o Conde de Klagenfurt (UPT), e os reis da Boêmia e da Batávia pelo Partido Federalista dos Povos Alemães (PFPA). O Conde de Klagenfurt (UPT) assumiu em caráter de suplência, já que o deputado-eleito Wilhelm Wolfgang não pode estar presente à posse.
Upetistas assumem a presidência do Reichstag
O partido tradicionalista, vencedor das eleições do dia 16 de fevereiro, conseguiu obter o apoio da ADC e do PFPA para instalar um de seus deputados no comando da câmara baixa, que passa a ser ocupado pelo Burgrave de Leitmeritz. O presidente da Dieta imediatamente apontou o deputado Heinrich Grimaldi (ADC) para ser seu vice, cumprindo dispositivo regimental e sinalizando uma possível parceria entre as duas siglas. Na sequência, as bancadas concordaram em repartir igualmente as três posições junto ao Comitê de Apropriação, comissão responsável por avaliar as necessidades orçamentárias do próximo governo.
Por último, a mesa instalou processo de seleção do novo chanceler imperial. Federalistas e democratas cristãos empenharam seus três votos em nome do Rei da Boêmia, enquanto upetistas se abstiveram da votação. Com sua nomeação já publicada pela Coroa, o novo chanceler deverá ser substituído no parlamento por Sasha Agnarr, ao lado de Alfons-Filip da Batávia.