Na sequência da assinatura do Protocolo de Adesão do Sultanato da Turquia aos Tratados do Neuschwanstein e de Füssen, os países europeus já membros daqueles acordos têm apresentado suas ratificações do documento.
A Escandinávia, Espanha, Alemanha, França e Andorra já depositaram seus instrumentos de ratificação do Protocolo, faltando Iugoslávia, Rússia e Itália. Portugal, por sua vez, foi dispensado da ratificação em função de sua abstenção, sem prejuízo à realização final da associação turca ao bloco europeu, que ocorrerá quando todos os demais países houverem finalizado suas respectivas aprovações.
Eleições na Itália
O Reino da Itália teve sua 23ª legislatura recentemente inaugurada pelo Rei Francesco III. Com a prioridade de organizar o novo legislativo, o país deverá tomar mais alguns dias para iniciar a votação do Protocolo.
O resultado da eleição na Itália, apresentado no último dia 13 pela justiça do país, deu maioria ao Partido Social-Democrata Italiano, com suas duas cadeiras ocupadas por Rodrigo Aldobrandeschi, Conde de Ímola, e Kelvin Nascimento. O assento remanescente foi distribuído ao concorrente Partido Nacionalista do Povo Italiano, sendo ocupado pelo senador Fernando Bionaz.
Na esteira da instalação do parlamento seguirá a formação do novo governo italiano, momento provável em que o Chanceler Augusto Aldobrandeschi deverá encaminhar o Protocolo de Adesão turca ao Senado, para aprovação e ratificação final pela Coroa.