A chapa única composta pelo Império Alemão como candidato a Secretário-Geral da Comunidade dos Microestados Lusófonos, também composta pelo Império de Deltária e o Reino da Escorvânia como segundo e terceiro Secretários foi eleita com 87.5% dos votos em processo eleitoral que se alongou durante os últimos vários dias. A Alemanha substituirá o Reino da Iugoslávia à testa da organização internacional, cumprindo um mandato de seis meses.
Reforma do Conselho de Resolução de Controvérsias
O novo Secretário-Geral afirmou ao final da cerimônia de sua posse na noite desta segunda-feira que pretende encaminhar uma reforma do Conselho de Resolução de Controvérsias, órgão responsável por administrar questões de segurança internacional.
O objetivo é distribuir as cadeiras no Conselho com base em um critério de organização geográfica que garanta uma pluralidade de representação geopolítica no corpo daquela instituição.
O Secretariado pretende encaminhar à Assembleia-Geral uma proposta preliminar de reforma da Carta da CML dentro das próximas semanas.