ALEMANHA. Os resultados da eleição parlamentar foram divulgados na última terça-feira e o plenário se manteve equilibrado, com duas cadeiras ganhas tanto por federalistas quanto tradicionalistas, e uma cadeira conquistada por democratas cristãos. Seguindo a convocação da Coroa, a 15ª legislatura alemã se reunirá na cidade de Bayreuth, no Reino da Baviera.
Upetistas vencem a eleição mas devem ficar fora do governo
A União Popular Tradicionalista (UPT) obteve 42,1% dos votos depositados pelos alemães nesta eleição, superando as expectativas geradas pela alta rejeição reportada na pesquisa de intenção de voto que publicamos no dia 15 de fevereiro. No entanto, com federalistas e democratas cristãos encaminhando a coalização que deverá formar o novo governo, fontes junto aos partidos reportam que a UPT tem encontrado pouco espaço nas negociações.
Um provável governo do Partido Federalista (PFPA) com apoio de democratas cristãos precisará no entanto fazer concessões aos upetistas se de fato desejar realizar reformas estruturais mais profundas. Controlando apenas uma maioria simples na Dieta de Bayreuth o governo não conseguirá passar projetos que demandem maioria qualificada, e dependerá de ao menos um voto da UPT para aprovar emendas constitucionais ou sequer alterar o regimento interno do parlamento.
Aliança Democrática Cristã será o fiel da balança
Em meio à polarização ideológica entre federalistas e tradicionalistas, a ADC e sua cadeira parlamentar garantirão a governabilidade ao PFPA nos próximos cinco meses, mas pouco se sabe a respeito das relações entre os dois partidos. Cabe aos federalistas que demonstrem competência na manutenção dos elos interpartidários para fidelizar os democratas cristãos no longo prazo.
Ainda não é claro todavia em que medida os federalistas precisarão sacrificar os desejos de seus aliados para conquistar a boa vontade dos tradicionalistas, e nem a que ponto a ADC estará disposta a ceder para garantir a agenda do futuro governo.
Imperador presidirá sessão solene no sábado
O Kaiser Guilherme III convocou a Dieta Imperial a se reunir no Castelo Novo de Bayreuth, no norte bávaro. Por determinação do regulamento parlamentar, Sua Majestade é convidado a presidir a sessão inaugural em que os deputados tomarão posse e também elegerão o presidente da Dieta de Bayreuth.
Na sequência, o novo presidente do parlamento assumirá os trabalhos e conduzirá a primeira sessão do Reichstag em que ocorrerão as indicações do vice-presidente da Dieta e também do Comitê de Apropriação, responsável pela supervisão legislativa das ações fiscais do governo, e a eleição do chefe de governo.
Os trabalhos estão marcados para o próximo sábado, às 16h, no Discord.